Click here for Myspace Layouts
AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão. Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda. Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS. Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria. Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA! ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR / Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html

segunda-feira

PNEUMOTÓRAX ESPONTÂNEO

O que é?

Pneumotórax espontâneo é um acúmulo súbito de ar no espaço pleural, o que causa colapso do pulmão na ausência de uma lesão traumática. O pneumotórax espontâneo é classificado em primário e secundário.


Pneumotórax espontâneo primário

Ocorre em indivíduos sem doença pulmonar conhecida; em geral acontece em homens magros e altos, com idade entre 20 e 40 anos de idade. A causa deste tipo de pneumotórax é o rompimento de pequenas bolhas localizadas na parte alta dos pulmões.

Quais são os sintomas?

O ar se acumula no espaço entre as pleuras, uma dupla capa que envolve os pulmões. O ar é irritante para a pleura, que tem muitos receptores de dor. O paciente se queixa de:

dor torácica do lado afetado
falta de ar
tosse
respiração rápida

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pela radiografia de tórax.

Como se faz o tratamento?

O modo de tratamento varia com o tamanho e a evolução. O objetivo do tratamento é remover o ar do espaço pleural, permitindo a expansão do pulmão.

Um pneumotórax pequeno irá se resolver espontaneamente em 1 a 2 semanas. Pneumotórax maiores requerem ou aspiração por agulha ou um dreno de tórax.

Hospitalização em geral é necessária para a colocação de dreno e para avaliação da expansão do pulmão, o que pode demorar alguns dias. Válvulas colocadas no dreno podem permitir a continuação do tratamento em casa. Cirurgia pode ser necessária quando os episódios de pneumotórax se repetem, para colar as pleuras.
Pneumotórax secundário

Ocorre quando existe uma doença pulmonar, que leva a formação de bolhas, cistos ou abscessos, que se rompem para a pleura. A causa mais comum é o enfisema. Esta condição é mais grave em comparação ao pneumotórax primário; os sintomas são os mesmos. Nestes casos, mesmo um pneumotórax pequeno pode ter conseqüências sérias. Todos os pacientes são tratados com drenos de tórax.

Muitos pacientes com pneumotórax primário e secundário têm novos episódios. Se este for o seu caso, você deve ser submetido a uma cirurgia para colar as pleuras, o que evita as recaídas. Pacientes que tiveram pneumotórax devem parar de fumar e devem evitar altas altitudes, mergulhos, ou vôos em cabines não pressurizadas.

Texto e imagem extraido do site:http://drpereira.com.br/pneumotorax.htm

Um comentário:

  1. Tenho um pneumotorax levei um dreno mas ao fim de uma semana continuo com mais dores que quando estava no hospital é normal?

    ResponderExcluir