Click here for Myspace Layouts
AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão. Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda. Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS. Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria. Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA! ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR / Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html

segunda-feira

FALTA DE AR (DISPNÉIA)

A falta de ar é chamada pelos médicos de dispnéia.

Diferentes sensações são percebidas por quem tem dispnéia, à semelhança de quem sente dor. Algumas pessoas sentem que não conseguem ar suficiente para encher os pulmões, outros uma sensação de aperto no peito; em outros há uma sensação de respiração rápida ou superficial ou ainda de respiração trabalhosa ou que exige maior esforço. Muitas pessoas dizem que não tem falta de ar, mas têm um cansaço exagerado.

Muitas vezes a falta de ar piora com os esforços, ou à noite, quando se deita. Outros sintomas, como tosse, dor no tórax ou febre podem acompanhar a dispnéia. Se você tem quaisquer destes problemas, procure um médico.

O que causa falta de ar?

Existem muitas causas para a falta de ar. Se ela for súbita e intensa, procure uma emergência. A dispnéia crônica é causada principalmente por doenças do pulmão e do coração. As causas mais comuns são:

Asma
Bronquite crônica/enfisema (DPOC), uma doença causada pelo cigarro.
Insuficiência cardíaca que causa acúmulo de líquido nos pulmões
Síndrome de hiperventilação (consulte também no site)
Doenças pulmonares difusas (fibrose, sarcoidose e outras)

Que testes são feitos para investigar a dispnéia?

No consultório o médico irá fazer um questionário detalhado e um exame físico. Alguns exames podem ser pedidos. Para achar a causa da falta de ar os exames básicos são a radiografia de tórax, um hemograma para ver anemia, o eletro e o ecocardiograma para avaliação do coração e um teste de função pulmonar, que irá medir a capacidade respiratória. A quantidade de oxigênio do sangue pode ser estimada por um oxímetro de dedo.

Depois destes exames básicos, a causa da falta de ar será esclarecida na maioria dos casos. Se a causa ainda permanecer incerta, o melhor a fazer a seguir é um teste de exercício, chamado ergoespirometria. Os pulmões e o coração são sobrecarregados ao máximo, o que dá pistas importantes sobre as possíveis causas que devem ser a seguir investigadas.

Texto extraido do site:http://drpereira.com.br/dispneia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário