Click here for Myspace Layouts
AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão. Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda. Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS. Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria. Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA! ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR / Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html

segunda-feira

PLEURISIA (OU PLEURITE)



O que é pleurisia?

A pleura é um saco de duas camadas que sustenta os pulmões, separando-os da parede do tórax, diafragma e coração.


A capa externa da pleura é chamada de parietal, e a interna de visceral. Em indivíduos normais, as duas pleuras são separadas por uma fina camada de líquido, que lubrifica as pleuras, e permite a expansão e o esvaziamento dos pulmões durante a respiração.

Pleurisia é uma inflamação da pleura, resultando na maioria dos casos em acúmulo de líquido no espaço pleural.

A pleura tem muitos receptores para dor. O pulmão não dói. Na presença de inflamação na pleura ocorre dor que se agrava com a respiração e pode haver acúmulo de grande quantidade de líquido no espaço pleural.

Quais são as causas da pleurisia?

Existem muitas causas:

Doenças infecciosas causadas por bactérias ou tuberculose
Câncer originário da pleura, pulmão ou de outro lugar
Doenças reumáticas, como lupus e artrite reumatóide
Doenças abdominais como pancreatite
Embolia pulmonar
Diversas

Quais são os sintomas da pleurisia?

Podem ocorrer vários sintomas:

Dor torácica é o sintoma mais comum. A dor piora com respiração profunda, tosse ou movimentação do tórax.
Tosse com ou sem expectoração, dependendo da causa. Atenção especial deve ser dada à expectoração com sangue.
Falta de ar – causada pela doença que causou a pleurisia (ex. embolia pulmonar), ou pela dor ou derrame de líquido na pleura.
Febre – pode ocorrer dependendo da causa.
Procure um médico se você tem dor no tórax ao respirar.

Como é feito o diagnóstico?

Diversas perguntas serão feitas com o intuito de descobrir a causa da pleurisia. O exame clínico poderá revelar um ruído que indica inflamação na pleura (um ruído de atrito, semelhante ao ranger de couro) ou a presença de derrame pleural. A radiografia de tórax e eventualmente uma tomografia irão confirmar o diagnóstico e sugerir possíveis causas.

Na presença de líquido na pleura, uma punção com biópsia da pleura é feita sob anestesia local. Os exames do líquido pleural e a biópsia são de grande auxílio para determinação da causa, especialmente se houver suspeita de câncer ou tuberculose.

Como é feito o tratamento?

Para alívio da dor pode ser usado um antiinflamatório, como ibuprofeno ou aspirina. A dor diminui ao se deitar do lado que dói. Evite exercícios. A causa da pleurite deve ser tratada (ex. pneumonia, embolia).

Nos casos em que pus se acumula na pleura, ou quando o líquido volta a se formar rapidamente um dreno pode ser inserido no espaço pleural. Em certos casos a realização de cirurgia pode ser necessária.

Texto e imagens extraidos do site:http://drpereira.com.br/pleurisia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário