Click here for Myspace Layouts
AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão. Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda. Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS. Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria. Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA! ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR / Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html

sábado

Conhecendo o Orgão "Pulmão"




O que é

Órgão do sistema respiratório especializado na troca de gases. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) do corpo.

O pulmão é encontrado em muitos animais vertebrados, mas não existe em insetos e artrópodes como moscas e aranhas, por exemplo. Ele apresenta diferentes formas e tamanhos: desde pequenas estruturas parecidas com saquinhos, em peixes pulmonares, até grandes estruturas encontradas em anfíbios, pássaros e mamíferos.

O ser humano tem dois pulmões localizados no interior do peito, ou cavidade torácica, recobertos por uma membrana protetora conhecida como pleura. Um músculo envolvido na respiração, o diafragma, separa os pulmões da cavidade abdominal. Artérias pulmonares (as únicas do corpo por onde flui o sangue venoso) transportam o sangue com gás carbônico do coração para o pulmão. O sangue oxigenado no pulmão vai ao coração pelas veias pulmonares para, então, irrigar o resto do corpo.

Cada pulmão é dividido em partes ou lobos. O pulmão direito é maior e tem três lobos; o esquerdo tem apenas dois. Cada lobo é servido pelo brônquio subdividido, ou bronquíolos, responsável pelo transporte de ar da traqueia para os alvéolos. Traqueia, brônquios e bronquíolos formam um sistema de canais ramificados, semelhante a uma árvore de ponta cabeça. Não é sem razão que esse conjunto seja conhecido como árvore traqueobronquial.

Os alvéolos formam o tecido pulmonar e são pequenas bolsas de finíssima membrana cercadas por pequenos vasos sanguíneos ou capilares. O oxigênio pode atravessar com facilidade a membrana alveolar em função de sua espessura, atingindo os capilares para depois se ligar às hemoglobinas, células vermelhas do sangue.
Topo
Funcionamento

Todo processo de vida envolve gastos de energia, e toda a energia produzida envolve a troca de gases, mecanismo que chamamos de respiração.

Na respiração, os animais trocam o gás carbônico, resíduo da produção de energia, pelo oxigênio do ar que respiram para viver. O oxigênio é um ingrediente fundamental para a produção de energia.

O ar fresco, ou oxigenado, entra pelo nariz e a boca quando inspiramos, porque é puxado pelo pulmão ao inchar. Ao contrair, o ar com gás carbônico é levado de dentro para fora de nosso corpo. Os movimentos de expansão e contração do pulmão são ininterruptos, induzidos pelo diafragma e músculos do peito e das costelas.

Para chegar ao pulmão, o ar percorre um tubo liso chamado faringe, prossegue pela laringe – continuação desse tubo – e alcança a traqueia. A traqueia é um tubo enrrugado feito de cartilagem. Próximo ao pulmão, ela se divide em duas partes, os brônquios.

Dentro dos pulmões, o ar ainda tem de passar pelas ramificações dos brônquios, ou bronquíolos, uma rede de pequenos vasos formados por sucessivas divisões. Cada vez mais finos, esses capilares alcançam o menor diâmetro de um milímetro ao chegarem aos alvéolos. Cheias de ar, essas bolsinhas permitem a passagem do oxigênio para os finos capilares sanguíneos que as cercam. O oxigênio é trocado por gás carbônico nas paredes dos capilares.

O oxigênio se liga às hemoglobinas, células vermelhas sanguíneas, e é transportado pelo sangue ao coração, onde será bombeado para todo o corpo. O sangue também transporta o gás carbônico liberado pelo metabolismo do corpo para os alvéolos pulmonares. Dos alvéolos, o gás carbônico é expelido para fora do corpo por meio da contração durante a exalação.
Topo
Curiosidades

Nossos pulmões pesam em torno de 600 gramas e têm aproximadamente 300 milhões de alvéolos irrigados ininterruptamente com sangue por cerca de 80 mil minúsculos capilares sanguíneos.

O volume de ar no pulmão aumenta de 0,2 para 5,5 litros, do nascimento até a maturidade do ser humano. O tecido pulmonar, por sua vez, aumenta de 2,8 para 75 metros quadrados.

Quando fazemos exercícios, nossos pulmões aumentam a capacidade de ventilação e oxigenam mais sangue, já que o coração bate mais depressa. Em exercícios moderados, a ventilação pulmonar pode aumentar dos normalmente 10 litros de ar por minuto para quase 60 litros por minuto.
Topo
Doenças relacionadas

- Asma

- Bronquite

- Câncer de pulmão de pequenas células

- Câncer metástico do pulmão

- Doença pulmonar

- Doença pulmonar obstrutiva crônica

- Embolia pulmonar

- Gripe aviária

- Gripe suína (A H1N1)

- Hipertensão pulmonar

- Pneumonia

- Resfriado

- Tuberculose pulmonar.

Texto extraido do site: http://saude.ig.com.br
Videos ( you Tube )

Nenhum comentário:

Postar um comentário