Click here for Myspace Layouts
AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão. Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda. Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS. Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria. Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA! ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR / Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html

segunda-feira

NÓDULO PULMONAR SOLITÁRIO (NPS)



O que é nódulo pulmonar solitário?

Um nódulo pulmonar solitário (NPS) é uma lesão esférica ou oval, de < 3 cm de diâmetro rodeado por pulmão normal. O nódulo é frequentemente descoberto por acaso, em uma radiografia ou tomografia de tórax feita por outras razões. Quando a lesão tem mais de 3 cm é chamada de massa; na presença de massa a chance de câncer é alta.

Os nódulos pulmonares solitários são bastante comuns, sendo encontrados em uma em cada 500 radiografias de tórax.

Quais são as causas de NPS?

A causa em 60% é uma doença benigna, isto é, não se trata de câncer. Dentre as causas benignas destacam-se a tuberculose, as infecções por fungos, os hamartomas e os tumores benignos. Na tuberculose e nas infecções por fungos estas lesões refletem o aprisionamento do agente infeccioso dentro de uma reação do organismo, resultando na formação do nódulo, que ao microscópio será caracterizado como uma lesão com granulomas. A palavra “granuloma” vem do latim e significa “grão” ou “semente”.

Os hamartomas são aglomerações de alguns tecidos que não deveriam estar presentes naquele órgão naquela proporção. As células são normais, mas são mal organizadas. No pulmão o tipo mais freqüente envolve uma aglomeração nodular de cartilagem e gordura. Diversos tumores benignos podem resultar em NPS.

A preocupação da detecção de um nódulo pulmonar reside na possibilidade de o mesmo ser um câncer de pulmão (30%) ou um câncer proveniente de outro lugar que se disseminou para o pulmão (10%).

Qual a probabilidade do NPS representar um câncer?

Em algumas situações o risco é maior:

Grandes fumantes
Idade acima de 45 anos
Presença de escarro com sangue
Uma história de câncer em algum outro lugar do corpo

Fatores que indicam que o nódulo é benigno incluem:

O paciente nunca fumou
Idade abaixo de 35 anos
Residência em países ou locais onde a tuberculose é comum com teste de PPD é positivo.

Qual a conduta do NPS?

A maioria dos NPSs representam cânceres de pulmão em estágio inicial, que podem ser retirados cirurgicamente, com maior chance de cura.

Existem três ações possíveis para o manejo do NPS: observação, biópsia e retirada por cirurgia. Estas condutas devem levar em conta a probabilidade de câncer em cada caso o que inclui as características do nódulo na tomografia. O nódulo é considerado benigno e o doente é observado na presença de um ou mais dos seguintes achados:

Se o nódulo tem um padrão de calcificação típico de nódulo benigno
O nódulo é estável na radiografia por dois anos ou mais
O paciente é de baixo risco (não fumante, idade < 35 anos)

A obtenção de radiografias antigas é fundamental para avaliação da estabilidade ou crescimento do nódulo.

Na presença de fatores de risco ou de achados na radiografia ou tomografia sugestivos de câncer (ex, nódulo em forma de “coroa de espinhos”) o doente deve ser encaminhado diretamente para cirurgia.

Nos demais casos:

Nódulos menores que 10 mm, podem ser acompanhados com tomografias seriadas para avaliar a taxa de crescimento e a necessidade ou não de cirurgia. Com nódulos entre 10 e 30 mm pode-se fazer uma tomografia com contraste e se necessário um exame denominado PET (tomografia com emissão de pósitrons). Estes exames podem sugerir fortemente que o nódulo é benigno e o paciente acompanhado. Nos demais caso pode-se optar por uma biópsia dirigida feita por agulha para uma definição.

O doente deve entender que o manejo do NPS depende de probabilidades e sua opinião a respeito das decisões deve ser considerada, após informação plena.

Texto extraido do site:http://drpereira.com.br/nps.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário