Click here for Myspace Layouts
AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão. Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda. Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS. Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria. Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA! ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR / Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html

segunda-feira

PNEUMONIA DE HIPERSENSIBILIDADE

(Sinônimos, pneumonite de hipersensibilidade, alveolite alérgica extrínseca)

O que é a pneumonia de hipersensibilidade (PH)?

A pneumonia de hipersensibilidade é uma doença pulmonar decorrente da inalação de certos tipos de poeiras, que contém antígenos aos quais a pessoa é sensível ou “alérgica”. Antígeno é qualquer substância que induz uma resposta do sistema imunológico; em geral são proteínas.

Quais são as causas de PH?

No Brasil as duas causas mais freqüentes são o mofo domiciliar ou no trabalho e a exposição a pássaros (pombos, periquitos, outros pássaros mantidos em gaiolas).

essoas expostas a tintas podem desenvolver PH. Em outros países é comum o chamado “pulmão do fazendeiro” onde pessoas se expõem a bactérias e fungos em silos.

Bactérias presentes em banheiras de hidro-massagem podem causar PH, mas existem dezenas de outras causas para esta doença. Eventualmente o uso de travesseiros de penas pode resultar em PH.


Pombos na praça de Veneza


Mofo em casa de doente com PH

Todas as pessoas expostas a mofo e pássaros têm PH?

Não, apenas uma minoria (5 – 20% dos expostos, dependendo da causa). Para se ter a doença o organismo precisa ser especialmente sensível, o que decorre da resposta imunológica.

Como ocorre a PH?

Quando a pessoa é sensível e inala repetidamente determinados tipos de poeira, ocorre uma inflamação dos brônquios mais finos (bronquíolos) e alvéolos em volta. Com o tempo e a exposição repetida, partes dos pulmões podem desenvolver fibrose e passam a não funcionar normalmente.

Quais são os sintomas?

A doença pode ser aguda, semelhante a uma gripe, com febre alta após 4-6 horas de uma exposição intensa, como limpeza de um viveiro de pássaros. A doença crônica pode se manifestar por tosse e falta de ar aos esforços. Perda de peso é freqüente.

Como é diagnosticada a PH?

Uma história cuidadosa e detalhada é necessária de modo que a ocorrência dos sintomas possa ser relacionada à exposição ambiental. Pesquisa sobre a presença de anticorpos pode ser feita no sangue, dependendo da exposição. A tomografia de tórax mostra achados sugestivos em muitos casos, mas pode ser normal. Os testes de função pulmonar são indicados para avaliar a gravidade e verificar a evolução da doença.

Broncoscopia com lavagem pulmonar e biópsia podem dar o diagnóstico nos casos agudos. Nos casos crônicos, em que já existe fibrose pulmonar, uma biópsia pulmonar por cirurgia pode ser necessária.

A PH é comum?

A PH é freqüente. Infelizmente muitas vezes não é diagnosticada, por falta de uma pesquisa sobre possíveis exposições em casa ou no trabalho.

A PH tem tratamento?

O afastamento do antígeno é a medida mais importante, porque nas fases iniciais a doença é completamente reversível. Se as medidas de controle não funcionam ou não são viáveis, pode ser necessária mudança de emprego ou de casa, mesmo que isso seja difícil. A necessidade médica de mudar deve ser determinada após cuidadosa avaliação para estabelecer o diagnóstico e a causa específica. Para retirada do mofo doméstico veja: http://www.fazfacil.com.br/paredes.html

O fumo afeta a pneumonia de hipersensibilidade?

Em pessoas que fumam e desenvolvem a doença a PH é mais grave. Além disso, os fumantes têm maior risco de desenvolver enfisema, bronquite crônica e câncer.

Texto extraido e imagens extraido do site:http://drpereira.com.br/pneumhipers.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário