Buenos Aires, 5 jan (EFE).- Buenos Aires será transformada em uma cidade `livre de fumaça`, já que a partir desta quinta-feira entra em vigor uma lei que proíbe as pessoas fumarem em espaços fechados, como bares, restaurantes e salões da capital da Argentina, onde, segundo estatísticas oficiais, 110 pessoas morrem diariamente por conta do tabagismo.
Com previsão de também ser implementada em outras capitais, a lei estabelece que `os espaços fechados do âmbito privado já não poderão contar com zonas para fumar`, explicou a deputada Paula Bertol.
Uma lei anterior, sancionada em 2010, estabelecia que os bares ou restaurantes poderiam manter espaços específicos para fumantes, o que não será mais permitido a partir desta quinta-feira.
`Pátios, terraços, balcões e os demais espaços ao ar livre não foram incluídos na lei, além de áreas específicas e exclusivas para degustação de produtos de tabaco em clubes para fumantes e centros de detenção de natureza penal`, completou a deputada.
No último mês de junho, a Câmara dos Deputados argentina transformou em lei um projeto que pode ser imposto em todos os distritos do país e que estabelece `ambientes públicos 100% livres de fumaça`, além de proibir a publicidade de cigarros em `todo tipo de eventos`.
A Argentina, no entanto, é o único país da América Latina que não ratificou o Convênio Marco para o Controle do Tabaco (CMCT). A medida foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no começo da década e já foi ratificada por 173 países.
Segundo um estudo da Sociedade do Câncer dos Estados Unidos, que foi divulgado recentemente, a Argentina está situada na terceira posição do ranking de consumo per capita de tabaco na América.
Fonte : Veja
Click here for Myspace Layouts
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário