Click here for Myspace Layouts
terça-feira
Pedro Arthur recebe Marcapasso Diafragmático
Depois de sete anos respirando com a ajuda de aparelhos, o menino Pedro Arthur, 8, símbolo da luta contra a meningite no país, se viu livre dos equipamentos. Um marca-passo diafragmático, implantado em uma cirurgia realizada em São Paulo no dia 8 de janeiro, foi ligado ontem. O aparelho permite que o garoto deixe de lado os tubos que o ajudam a respirar.
pedro arthur
A alegria do menino Pedro Arthur no final do procedimento.
A expectativa dos médicos é que o aparelho estimule a respiração espontânea do menino. "O uso do marca-passo será feito de forma gradativa. A cada dia, iremos aumentar o tempo e a frequência. Assim, os músculos do diafragma do Pedro Arthur irão se fortalecer", explicou o médico Rodrigo Sardenberg, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, responsável pela cirurgia. A expectativa é que o garoto já esteja utilizando o marca-passo, em tempo integral, em até cinco meses.
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Dr. Antônio Jorge Souza Marques, foi quyem acionou o aparelho que funcionou por cerca de uma hora na tarde de ontem. Também representando Minas, o deputado Anselmo José Domingos esteve presente acompanhando os procedimentos e presenciando a alegria do garoto Pedro Arthur e de sua família. "A felicidade do Pedro Artur ao receber o Marcapasso Diafragmatico é contagiante. Fiquei muito feliz por ele e pelos pais. A equipe médica do Hospital Albert Einstein, aqui em São Paulo, é muito competente e dedicada. A alegria é de todos! Espero que este procedimento seja estendido a todas as pessoas que necessitem dele.", afirmou Anselmo.
dep anselmo com pedro arthur
Rodrigo Diniz, pai do Pedro Arthur, Dr. Rodrigo Sardemberga, coordenador da equipe do Hospital Albert Einstein e o deputado Anselmo - todos felizes com o resultado do procedimento.
Para comemorar, o menino, que está há 39 dias no Hospital Albert Einstein, foi até os jardins da unidade para brincar. "Esse é o resultado da qualidade de vida que lutamos para o meu filho há sete anos", disse o pai de Pedro Arthur, Rodrigo Diniz. A criança é a primeira da América do Sul a usar o marca-passo.
Pedro Arthur é um caso raro de meningite em que a bactéria danificou a medula espinhal sem afetar o cérebro. Como sequela, sofreu paralisia dos membros e do diafragma. As funções cognitivas não foram prejudicadas, diferentemente do que ocorre com praticamente todas as pessoas acometidas pela meningite e nesses casos, a meningite pode levar a uma vida vegetativa ou mesmo à morte.
por Poliane Brandão.
Texto e imagens extraidos do site:http://www.institutopedroarthur.org.br/noticias/169/Pedro-Arthur-Respira-
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário